Melhoramento do Desempenho Escolar, Artístico e Desportivo
Nos casos em que os jovens se envolvem em competições, provas, espetáculos, concursos, exames podem mesmo apresentar um determinado tipo de transtorno de stress pós – traumático, relacionado com o seu desempenho.
A origem destes medos e dos bloqueios profundos pode estar relacionada com história de traumas, lesões ou insucessos dentro da atividade de estudo, desporto ou das artes (dança, música, teatro) ou fazendo parte da sua história de vida.
Numa primeira fase é necessário avaliar para intervir de forma mais adequada, o que implica o uso de técnicas de avaliação psicológica como:
- A entrevista individual;
- A aplicação de escalas de ansiedade.
Interessa perceber o tipo de ansiedade que existe: ansiedade antecipatória, de desempenho, bloqueio /hesitações ou yips (perda de capacidade de realizar tarefas simples).
- Avaliar as crenças negativas que podem estar a impedir o desempenho óptimo;
- Recolher a história de vida da pessoa e dos “traumas” mas também da sua filosofia de vida e sentido do “eu”;
- Avaliar outras causas como a exposição a muitas pessoas, em que qualquer erro, engano ou “desastre” pode ser vivido como um trauma;
- Considerar a pressão das provas, dos resultados dos exames, das competições e da exposição ao público;
- Avaliar a tensão e ansiedade criada pelas expetativas e exigências dos professores e dos familiares.
Na intervenção individual psicoterapêutica depende do estudo de caso.
Poderá ter que se intervir nas crenças negativas ou mesmo nas memórias das experiências mais marcantes, para que sejam reprocessadas e integradas.
Intervenção Grupal
- Tem um carácter mais preventivo e de formação generalizada.
- São estratégias e ferramentas para todos e podem ser aplicadas e ajustadas de acordo com as diferentes idades / grupos de alunos.
- Em casos de “traumas” ou ansiedade elevada pode não resolver, depende da gravidade.
Depois de se ter conseguido trabalhar a ansiedade relacionada com os acontecimentos mais marcantes, é possível começar a dedicar as sessões à expansão e melhoramento do desempenho escolar ou desportivo ou artístico.
Intervenção nos Professores, Técnicos e Familiares
- Alguns professores poderão necessitar de ajuda individual, para trabalhar as suas dificuldades no controlo da ansiedade e transmissão das expetativas aos alunos.
- Os professores e os pais terão que aprender a transmitir calma, segurança e confiança.
- Os professores têm que corrigir de forma adequada os seus alunos pois eles precisam de sentir reforço positivo.
- Os jovens artistas ou desportistas precisam de se sentir seguros, confiantes e num nível de ansiedade que permita o aumento da sua performance.
No sentido do melhoramento de desempenho do artístico, é com muito orgulho que destaco a Parceria que tenho, desde 2019 com a Arabesque-Academia de Dança de Ourém.
Grupo de alto rendimento escolar
Este grupo ou trabalho individual baseia-se em três princípios:
- A maior parte das pessoas não utiliza todo o seu potencial cognitivo.
O cérebro é semelhante a qualquer outro músculo, assim a sua potência pode ser aumentado e as aptidões cerebrais mais desenvolvidas. - Os métodos que utilizamos para organizar o nosso trabalho são determinantes nos resultados, assim uma organização adequada permite uma melhoria do desempenho.
- Determinados fatores podem limitar o processo de aprendizagem, nomeadamente as emoções relacionadas com o medo de falhar, a ansiedade, a pressão para atingir determinado objetivo, a baixa auto- estima, as experiências de insucesso anterior, podendo até a alimentação influenciar o desempenho.
Este grupo ou trabalho individual fundamenta-se no programa de desenvolvimento cognitivo de enriquecimento extra- escolar orientado para o desenvolvimento de funções intelectuais através de um conjunto de atividades estruturadas que pretende potenciar e fortalecer a atividade cerebral, os processos e estratégias cognitivas e maximizar o cérebro melhorando; a aprendizagem, a memória, a capacidade de resolução de problemas, a compreensão do meio e aumentando a inteligência.
1ª Fase: Organização do trabalho do estudante e implementação de metodologias nas suas rotinas diárias de estudo que permitam a rentabilização do tempo e a melhoria do desempenho e método de estudo.
2º Fase: treino cognitivo:
Potenciar a atividade cerebral, com a aplicação de um programa estruturado de desenvolvimento cognitivo, que incide sobre: raciocínio verbal, raciocínio numérico, raciocínio visual e espacial, memória, criatividade, rapidez do pensamento e lógica.
3ª Fase: Instalação de recursos e otimização do desempenho:
Alguns factores emocionais podem impedir o processo de aprendizagem e limitar o potencial do nosso cérebro.
Podemos pensar no medo de falhar, as experiências anteriores de performance negativa, a ansiedade, a baixa auto -estima, a pressão exterior, questões emocionais ou mesmo falta de exercício físico e hábitos e tipo de alimentação.
Esta fase tem como objetivos identificar os bloqueios, minimiza-los e / ou eliminá-los, dando espaço a novos comportamentos mais adaptativos, instalados para o sucesso, para melhorar a performance e o desempenho escolar.