Crianças e Adolescentes

No trabalho com Crianças e Adolescentes numa perspetiva integradora, os Pais são fundamentais e qualquer ajuste criativo que realizem, vai facilitar os bons resultados na psicoterapia.

Neste tipo de Psicoterapia utilizam-se muitos e variados recursos e técnicas que podem incluir:

  • o desenho e expressão plástica;
  • a fantasia;
  • a escrita terapêutica;
  • os jogos dramáticos;
  • a ludoterapia;
  • os sonhos;
  • a dança e o movimento corporal;
  • o relaxamento e visualizações dirigidas.

As crianças comunicam através do lúdico, através das suas brincadeiras, desenhos e jogos.

A Psicoterapeuta interpreta esta “linguagem” na sua relação privilegiada com a criança e procura em conjunto com os Pais, um novo “ajuste mais adaptativo”  o que implica mudanças na dinâmica familiar.

Pretende-se a resolução do sintoma; insucesso escolar, desmotivação, insónia, medos, ansiedade, ataques de pânico, depressão, dificuldade de atenção, problemas de comportamento, obsessões, baixa auto- estima e promove-se a autenticidade e desenvolvimento integrado da criança ou adolescente, considerando a intervenção no contexto familiar.

Qual a importância do trabalho com os Pais, na Psicoterapia Infantil e com Adolescentes?

A família é o principal apoio da criança e do adolescente, trabalhar a relação com os pais será um dos recursos mais valioso e eficaz.

Os Pais poderão ser os melhores colaboradores para o êxito e bem-estar dos filhos.

A intervenção com os Pais é quanto maior, quanto menor a idade da criança.

Quando as crianças têm menos de seis anos, a maior parte da intervenção é realizada em sessões conjuntas com a família.

Por vezes é necessário envolver outras pessoas da família ou da comunidade educativa ou social da criança.