Crianças e Adolescentes
No trabalho com Crianças e Adolescentes numa perspetiva integradora, os Pais são fundamentais e qualquer ajuste criativo que realizem, vai facilitar os bons resultados na psicoterapia.
Neste tipo de Psicoterapia utilizam-se muitos e variados recursos e técnicas que podem incluir:
- o desenho e expressão plástica;
- a fantasia;
- a escrita terapêutica;
- os jogos dramáticos;
- a ludoterapia;
- os sonhos;
- a dança e o movimento corporal;
- o relaxamento e visualizações dirigidas.
As crianças comunicam através do lúdico, através das suas brincadeiras, desenhos e jogos.
A Psicoterapeuta interpreta esta “linguagem” na sua relação privilegiada com a criança e procura em conjunto com os Pais, um novo “ajuste mais adaptativo” o que implica mudanças na dinâmica familiar.
Pretende-se a resolução do sintoma; insucesso escolar, desmotivação, insónia, medos, ansiedade, ataques de pânico, depressão, dificuldade de atenção, problemas de comportamento, obsessões, baixa auto- estima e promove-se a autenticidade e desenvolvimento integrado da criança ou adolescente, considerando a intervenção no contexto familiar.
Qual a importância do trabalho com os Pais, na Psicoterapia Infantil e com Adolescentes?
A família é o principal apoio da criança e do adolescente, trabalhar a relação com os pais será um dos recursos mais valioso e eficaz.
Os Pais poderão ser os melhores colaboradores para o êxito e bem-estar dos filhos.
A intervenção com os Pais é quanto maior, quanto menor a idade da criança.
Quando as crianças têm menos de seis anos, a maior parte da intervenção é realizada em sessões conjuntas com a família.
Por vezes é necessário envolver outras pessoas da família ou da comunidade educativa ou social da criança.