Terapia de Casal
Consiste em ajudar os dois elementos do casal a comunicarem um com o outro com responsabilidade, consciência e expressividade emocional.
O casal pode procurar a terapia com o objectivo de reflectir ou descobrir mais sobre algum aspeto da sua relação.
Contudo pode surgir a necessidade de apoio específico, numa situação de dificuldade, de resolução de problemas, de tomada de decisão ou de crise: doença, luto, mudança ou perda de emprego, afastamento dos filhos, ciúme, sentimento de abandono/isolamento ou conflitos frequentes.
Inicia-se com a definição do tema, qual o problema da relação, para cada um dos elementos e para o casal.
Alguns dos temas mais frequentes na terapia de casal são:
-
- Como criar e educar os filhos; quem impõe regras, como se estabelece a autoridade, quais as tarefas que cada um faz, para tratar e educar os filhos?
- Relação intima: sexo, traição, confiança / desconfiança.
- Questões relacionadas com o dinheiro; quem ganha mais, como são tomadas as decisões financeiras, como é a vida profissional de cada um e como isso afecta a vivência familiar (viagens, horários, tarefas).
- Religião: como integrar a formação religiosa de cada um? A escola, a catequese, o trabalho voluntário? Problema maior se uma pessoa casa com outra de religião diferente.
- As famílias de origem: Como o casal lida com a família de origem; que relações, que conflitos, que independência / dependência?
- Problemas de comunicação: baixo diálogo, pouca conexão, pouca compreensão.
Para a maioria dos casais, a fascinação e atracção iniciais mantêm-se durante meses ou anos até que começam os problemas.
Quando alguns acontecimentos na relação se experimentam como atentados contra o vínculo de apego, as feridas que daí resultam, se não se resolvem, põem em perigo a relação.
Na Terapia de Casal o objectivo é oferecer novos padrões alternativos de resposta e formas renovadas de conexão.
O fortalecimento do vínculo do casal oferece uma resiliência relacional e uma protecção emocional mútua.